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ISO 9001:2015

Todas as organizações buscam alcançar níveis aceitáveis de eficácia e eficiência para serem competitivas. Sabem, também, que devem conquistar seus clientes,

uma vez que sem estes a Organização não existe, entregando produtos que satisfazem os requisitos e os prazos demandados por ele. Para conquistar os

resultados esperados é necessário que a Organização desenvolva uma boa Gestão.

Com uma boa Gestão, a Organização pode demonstrar aos clientes a sua capacidade de:

▪    Fazer certo – oferecer a vantagem da qualidade → obtida pela qualidade do produto;

▪    Fazer barato – oferecer a vantagem do preço → obtida pela qualidade do processo;

▪    Fazer prazo – oferecer a vantagem da pontualidade → obtida pela qualidade da gestão;

▪    Fazer mudanças – oferecer a vantagem de flexibilidade.

A Qualidade do Produtoé obtida pelo domínio da tecnologia e pela capacidade de tomar decisões viáveis quando a memória da organização é mantida;

A Qualidade do Processoé obtida quando este é gerenciado de forma a torná-lo previsível e sistematizado, lembrando sempre de aperfeiçoá-lo com base nos

resultados obtidos;

A Qualidade da Gestãoé obtida com a implantação de um modelo de gerenciamento em que todos os envolvidos estão comprometidos em atingir os resultados

pretendidos.

As normas da série ISO 9000 é a mais simples das referências para o aperfeiçoamento da forma de operar de um processo ou um negócio. Elas incorporam as

expectativas da sociedade quanto à sistematização das práticas de Gestão da Qualidade o que é comprovado pelo número de países que as adotam.

Benefícios que se obtém com a aplicação das normas ISO 9000

▪    Fortalecimento da visão do processo produtivo;

▪    Direcionamento do processo produtivo para os resultados;

▪    Diminuição dos conflitos inter-setoriais na Organização;

▪    Construção de um desempenho global a partir do desempenho das partes envolvidas;

▪    Divulgação do “o que” deve ser feito;

▪    Estabelecimento do foco na melhoria dos processos;

▪    Otimização dos resultados;

▪    Uma Organização capaz de minimizar os efeitos das causas externas nos resultados;

▪    Orientação dos processos para convergirem para sua visão estratégica.