Todas as organizações buscam alcançar níveis aceitáveis de eficácia e eficiência para serem competitivas. Sabem, também, que devem conquistar seus clientes,
uma vez que sem estes a Organização não existe, entregando produtos que satisfazem os requisitos e os prazos demandados por ele. Para conquistar os
resultados esperados é necessário que a Organização desenvolva uma boa Gestão.
Com uma boa Gestão, a Organização pode demonstrar aos clientes a sua capacidade de:
▪ Fazer certo – oferecer a vantagem da qualidade → obtida pela qualidade do produto;
▪ Fazer barato – oferecer a vantagem do preço → obtida pela qualidade do processo;
▪ Fazer prazo – oferecer a vantagem da pontualidade → obtida pela qualidade da gestão;
▪ Fazer mudanças – oferecer a vantagem de flexibilidade.
A Qualidade do Produtoé obtida pelo domínio da tecnologia e pela capacidade de tomar decisões viáveis quando a memória da organização é mantida;
A Qualidade do Processoé obtida quando este é gerenciado de forma a torná-lo previsível e sistematizado, lembrando sempre de aperfeiçoá-lo com base nos
resultados obtidos;
A Qualidade da Gestãoé obtida com a implantação de um modelo de gerenciamento em que todos os envolvidos estão comprometidos em atingir os resultados
pretendidos.
As normas da série ISO 9000 é a mais simples das referências para o aperfeiçoamento da forma de operar de um processo ou um negócio. Elas incorporam as
expectativas da sociedade quanto à sistematização das práticas de Gestão da Qualidade o que é comprovado pelo número de países que as adotam.
Benefícios que se obtém com a aplicação das normas ISO 9000
▪ Fortalecimento da visão do processo produtivo;
▪ Direcionamento do processo produtivo para os resultados;
▪ Diminuição dos conflitos inter-setoriais na Organização;
▪ Construção de um desempenho global a partir do desempenho das partes envolvidas;
▪ Divulgação do “o que” deve ser feito;
▪ Estabelecimento do foco na melhoria dos processos;
▪ Otimização dos resultados;
▪ Uma Organização capaz de minimizar os efeitos das causas externas nos resultados;
▪ Orientação dos processos para convergirem para sua visão estratégica.